domingo, 30 de dezembro de 2007

Campos do Jordão - SP



No dia 28 saímos atarde de Aparecida e fomos pra Campos do Jordão.
Foi nessa cidade maravilhosa que eu e Fabricio passamos a noossa lua de mel há quase 4 anos.

Voltar e rever aquela cidade linda, iluminada e cheia de turistas foi tudo de bom.
Eu definitivamente nascí no lugar errado. Eu gosto do Brasil, mas gosto muito da Europa.

O clima friozinho, a decoração, o estilo de vida mais pacato... E os vinhos e fondues? E os chocolates? E as roupas? E as comidas?
Ai Meu Deus, eu não queria vir embora não. Eu queria ficar lá.

A cidade tava toda iluminada por causa do Natal.
Jantamos num restaurante todo bonitinho. Comidinha maravilhosa.
Dormimos numa pousadinha linda, com aquele café da manhã que parecia um almoço.
No outro dia demos mais umas voltinhas na cidade.
Fomos na Ducha de Prata e Morro do Elefante e viemos embora pra BH.

A viagem no geral foi tranquila e divertida.
Chegamos a noite e parece que tinha passado um furacão aqui em casa.

Foi aniversário da minha mãe e como ela ainda está na casa da vovó não deu pra comemorar, mas eu tenho certeza que ela está tão feliz lá que nem se importou com a ausência dos filhos. Parabéns pra ela. Que ela continue linda, sendo exemplo de paciência, dedicação e trabalho pra todos nós.

Estou com uma dor infernal no estômago há três dias.
Já tomei vários tipos de remédios e nada resolve.
Pelos sintomas é uma nova virose.
Não sou supertiosa, não dou idéia pra horóscopos e muito menos pra numerologia.
Mas esse ano o número dois foi marcante em minha vida.

Eu, que nunca tinha saído do Brasil tive a oportunidade de conhecer 2 países (França e Inglaterra).
Fui em Patos de Minas 2 vezes.
Fui em Lagoa da Prata 2 vezes.
Tive 2 viroses horrorosas.
Tomei bomba em 2 matérias na faculdade.
Tive 2 empregos temporários.
E... emagrecí 2 quilos durante o ano.

Pra quem queria 20 quilos, tá osso.




sábado, 29 de dezembro de 2007

Aparecida do Norte - SP

No dia 27 levantamos cedinho e fomos para Aparecida do Norte - SP. Fomos de carro, eu, Fabricio, minha sogra e meu sogro. Eu e Fabricio não conhecíamos a cidade e há muito tempo já planejávamos visitar a cidade tão "famosa" entre os católicos.


Chegamos atarde, descansamos um pouquinho e fomos pra Basílica. No outro dia levantamos e fomos à missa. Logo de cara fiquei encantada com a organização e beleza de tudo que envolve a Basílica da Nossa Senhora da Conceição Aparecida.


Primeiramente o que impressiona é o tamanho e altura da igreja. Depois os detalhes em si: a construção toda em tijolinhos, o tamanho do estacionamento e da praça de alimentação que tem embaixo da igreja, a limpeza, a organização, a qualidade do atendimento, os músicos, a emoção da missa, a sala dos milagres, o museu, o mirante etc. Ou seja, o lugar é perfeito, simplesmente lindo. Nem parece Brasil, tudo praticamente perfeito. Fiquei encantada e feliz de ver que se quisermos temos a competência de atingir uma qualidade de primeiro mundo.

Indico a visita a Basílica de Aparecida a todas as pessoas, independente de serem católicas ou não. Se não for pela fé, indico que vá a título de conhecimento, cultura. O lugar é simplesmente ESPETACULAR...


Mas... como nada é perfeito e eu sou uma pessoa que não só observa muito, mas também fala demais, vou registrar algumas observações: Quero deixar claro que não estou fazendo críticas a fé de ninguém, que respeito qualquer tipo de manifestação religiosa, mas acho que posso falar o que penso a respeito de atos de pessoas que seguem a mesma religião que eu.


Algumas coisas me incomodaram...


Uma delas é que ví pessoalmente algumas pessoas pagando promessas, indo da basílica antiga até a nova de joelhos pela "Pasarela da Fé". (é londe pra burro, marquei 10 minutos, andando a passos normais).


Nessa hora passa um turbilhão de coisas na minha cabeça... Sinto pena e nervosismo ao mesmo tempo. Fico me perguntando... Qual será o milagre que foi realizado na vida dessa pessoa? Deus quer que eu me sacrifique assim, já que "Ele" morreu pra me salvar? Deus quer a minha penitência? O que o reino de Deus ganha com isso?


Digo mais uma vez que não estou fazendo pouco caso da fé de ninguém, mas acho que existem formas mais significantes para agradecer a Deus as bênção recebidas. Penso que Deus ficaria mais agradecido se a pessoa pagasse as promessas com serviços prestados. Ex: Visitar asilos, arrecadar roupas e fraldas para entidades, ajudar a limpar a igreja do seu bairro uma vez por semana. Sei lá... nunca fiz promessa, mas se um dia fizer, pode ter certeza que não vou sair por aí de joelhos. Vou "pedir" de joelhos, mas pagar de pé mesmo, de uma forma mais eficiente.


Outra coisa que ví e me incomodou... Na basílica tem a sala dos milagres. Achei linda... Só pra quem não conhece, eu vou explicar melhor...


Os devotos pedem a interceção de Nossa Senhora e depois enviam uma "prova" do milagre ou presente para Ela como agradecimento. Tem de tudo um pouco nessa sala (retratos, roupas, depoimentos em cartas, medalhas, utensílos, próteses etc. Estes objetos são colocados numa sala, tudo bem organizado e guardado. Até aí tudo bem... acho muito bonito, é uma forma "simbólica" de gratidão. Só que tem uma mesa de vidro, cheia de jóias e de ouro que as pessoas mandam pra lá.


Aí fico pensando de denovo. Pra que isso? Jóia parada é dinheiro parado...


Não estou querendo ser mercenária, mas não seria muito melhor se a pessoa no lugar de mandar a jóia, a vendesse e comprasse cestas básicas, material de construção ou remédios para uma família necessitada? Pra quê que a Mãe de Jesus vai querer ouro se foi a mais humilde de todas as mulheres?


Tenho uma outra sugestão para se pagar as promessas. Prometa participar da campanha dos tijolos para que a igreja seja terminada. São quase 2 milhões de tijolinhos para o revestimento final e o custo é de 1,80 para cada tijolinho colocado. Se a igreja já é lindona sem o acabamento, imagina quando estiver pronta, com os tijolinhos encerados e com os trabalhos em azulejos azuis que ainda estão sendo colocados... Lindo de morrer.


Deixo claro que não entendo muito dessas coisas, só sei que fui e gostei demais e vou voltar pra ver a igrejona terminada e linda. E desde já, parabéns para os arquitetos, idealizadores, organizadores e romeiros que fazem do Santuário Nacional de Aparecida um lugar emocionante e cheio da presença de Deus.






Este vídeo o Fabricio fez com as fotos que tiramos na cidade.

Música: Mãe da Fé (Anjos de Resgate)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Resumão do Natal


O Natal foi tudo de bom.
Os 14 tios e suas respectivas famílias compareceram. Mas, infelizmente faltaram alguns primos.
A casa ficou lotada, como a vó gosta e eu também.
Quanta gente e quanta bagunça. É gente demais pra pouco espaço.
No amigo oculto saí com meu tio Manuel e ele saiu comigo também. (Marmelada).
Gostei muito de todos os presentinhos que ganhei de Natal.
Quase não tirei fotos. Esquecí.


Pensa numa pessoa que estava feliz da vida...

No dia 24 fomos jantar na casa de uma tia e estava tudo maravilhoso de bom.
Tinha tanta coisa boa... O melhor foi o peixe assado.
Na casa da vó tiveram umas comidas ótimas também.
Me peguei exagerando várias vezes. Principalmente no dia que teve carne de panela com molho madeira e batatas. Aí lascou tudo.

Pensa numa pessoa que comeu demais...

Hoje fomos cedo pra Lagoa da Prata.
Almoçamos na casa da vó do Fabricio e fomos na casa de uma de suas tias.
Passamos na casa da nossa afilhada e viemos embora.
Chegamos quase meia noite e amanhã cedinho estaremos com o pé na estrada denovo.
Estou morta de cansaço mas precisava vir aqui porque esse blog agora já faz parte da minha vida e me ajuda demais.

Pensa numa pessoa que gosta de viajar?



sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

RA fechada para balanço

Avaliação da última semana:
O maridão foi pra Brasilia a trabalho e isso significa ficar só e ter crises compulsivas.
Ainda bem que ele voltou logo. Ainda não consigo me controlar totalmente e me sinto triste e impotente com a situação.
Nesta semana nem falei de ra porque ela verdadeiramente não existiu e nem existirá até o inicio de 2008. Não há santo que resista as festas de fim de ano.
Essa resistência é para pessoas evoluídas e não para uma simples mortal como eu.

Calma... isso não quer dizer que eu vou sair comendo desesperadamente, igual a uma retirante da seca, como sempre faço nas festas.
Vou tentar me controlar ao máximo, sem aquele desespero. Vou comer só o que gosto muito, porque na verdade, nessas festas eu comia muito até o que não gosto.

Como faz muito calor e tem refrigerante demais todo dia, eu bebia refrigerante pra matar a sede. Que coisa deprimente. Pra matar a sede tem que ser água né e não Coca ou aquele guaraná "Artemis". ( é um desses chamados refrigereco que tem em Patos de Minas e eu acho muito bom).

Já estou na casa da vovó e galera já começou a chegar para as festividades.
Casa cheia, muita conversa, muita alegria, crianças, vovó feliz da vida e muitíssima comida claro.

Vou colocar as tentações de cada dia. E é claro que não vou resistir a nenhuma.
Se eu não resistí o Ano inteiro, vou dar uma de super heroína e resistir agora?
Nem pensar.
Tá vendo, tenho mesmo um super, hiper, mega, maxi, pensamento de gordo.

Tentações do sábado, muito bem digeridas: Costelinha de porco, bolo de fubá, pão de queijo (os da casa da vó são especias), biscoito de fubá tortinho com açucar, arroz de carreteiro, quiabo, e, entre outras guloseimas... teve saladinha.

Anoite fui na casa do meu tio pra ver o povo tirar o couro de um garrote que foi assasssinado para as festas de fim de ano, mas infelizmente não levei a máquina pra tirar fotos.
Adoro carne, mas fiquei com uma dozinha do boi.
A minha mãe ficou me falando como eles matam o boi, que parece que eles pressentem que vão morrer... Essas histórias. Ai que peninha, queria não gostar de carnes.

Amanhã mamãe vai matar umas galinhas caipiras pra fazer galinhada. Eu amooooo, mas se depender de eu matar uma uma galinha pra comer, acho que viro vegetariana mesmo.

O computador aqui é desputadíssimo por causa dos joguinhos, mas sempre que der venho aqui pra atualizar. Estou adorando a temporada, depois coloco umas fotos.
Boas festas pra todas.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

O Natal que não gosto

Fico falando que gosto de Natal e gosto mesmo, mas é do clima do Natal e não de tudo.

Tem coisas que acontecem no Natal que não gosto de jeito nenhum.
Eis algumas.

Lojas cheias: Aff... Odeio com todas as forças. Por isso faço uma lista e compro tudinho antes. E se alguém me chamar pra bater perna e ver vitrine nesses dias tá caçando confusão porque eu não vou mesmo. Sem contar que a mercadoria fica toda zoneada dentro das lojas, aquela bagunça do inferno e eu não acho nada do jeito que eu quero.

Ser mal atendida: Você entra, pergunta alguma coisa e a vendedora faz aquela cara de bosta. PQP, eu sei que ela ta cansada e que tem cliente chato demais, mas ela tá lá é pra atender e não ficar conversando fiado no caixa ou com a cara ruim pra todo mundo. Dou logo meia volta e vou pra próxima.

Panetone: Não gosto mesmo. Se for o tradicionalzão com frutas até que desce, mas esses modernos com um monte de coisa dentro, nem pensar.

Peru e Chester: Não é ruim, mas também não é bom. Não entendo, o brasileiro come frango com churrasco o ano inteiro e depois inventa de comer esses franguinhos metidos a besta no Natal. Só porque todo mundo come e é caro. Ainda bem que na casa da vovó rola é churrascão mesmo. Imagina assar chester pra quase cem pessoas que comem pra caramba.

Cópia da Europa: Me diga pra que copiar os hábitos europeus já que moramos num país tropical. Com o calor de rachar que faz aqui em dezembro, tínhamos que comer nossas frutinhas tropicais e não bacalhau,castanhas, nozes, frutas secas. Vixe. A gente não come essas coisas nem no inverno, vai comer isso no Natal só porque europeu come? Acho isso muito estranho. Só falta usar gorro e cachecol por causa da neve.

Presentes fuleiros: Ninguém é obrigado a dar presente pra ninguém. Mas já que a pessoa quer dar um presente, compre pelo menos uma coisa razoável, de bom gosto. Tem gente que da cada coisa de presente amigo oculto. Já ví gente dando coisa que ganhou no Natal passado e não gostou. Pensa comigo: "Se nem você gostou vai dar pro seu amigo?"

Exploração: Tudo é mais caro. Até o que estava de promoção o ano inteiro e ninguém comprou, agora aumentou o preço.

Bebedeira: Tem gente (na minha familia tem aos montes), que acha que se não beber a cerveja toda da geladeira ela vai perder, estragar para todo o sempre. E aí bebe até não aguentar mais e enche o saco de quem está são. Como a cerveja acabou, no outro dia tem que comprar mais e beber tudo e assim vai até o Ano Novo. Credo... Eu gosto de uma cervejinha mais odeio quem só fala em golo, cerva, farra etc.

Não celebrar o verdadeiro sentido do Natal: Pra mim esse é o pior. O povo lembra de quase tudo. Lembram dos presentes, bebidas e comidas, mas esquecem o verdadeiro motivo da festa, esquecem de receber o principal convidado.

Jesus vai nascer, chegar em nossa festa, e em muitas casas as pessoas estão tão ocupadas que ninguém vai recebê-lo, ninguém vai lá atender a porta e ele fica de fora. Muitas vezes ele nem é convidado...

Na casa da vovó, apesar de sempre rolar uma galerinha e uma festinha no dia 24, a ceia noturna não é tradição. Mas no dia 25 de manhã, desde que me entendo por gente é seguido um ritual. Vovó que estabeleceu isso a muitos e muitos anos atrás.

Ritual: O povão vai chegando e arrumando a mesa do café, com as frutas, biscoitos, panetone e um bolo no meio da mesa. Aí alguém prepara uma celebração. Rezamos, cantamos, e eu preparo uma dinâmica de grupo. (Era meu irmão, mas como ele mudou de país, há 5 anos fiquei com a tarefa). Depois todo mundo abraça desejando Feliz Natal e um monte de gente chora. Canta parabéns pra Jesus. (Por isso que tem bolo, a minha avó faz questão. Ai da gente se não fizer isso. Rsrsr).

Só depois podemos tomar o café, fazer o amigo oculto e partir pra cerveja e pro churrasco.

Acho isso tudo muito especial e faço questão de participar. Fico muito triste porque vejo que muitas pessoas da familia já não ligam mais pra esse momento, algumas vão por obrigação e não vêem a hora de tudo acabar para começarem a beber logo.

Enquanto vovó estiver entre a gente eu continuo a fazer tudo com muito prazer e carinho. Depois, não sei como vai ser...

Só tenho uma certeza, não quero nunca que na minha familia o Natal se resuma a bebida, papai noel e presentes.

Muito breve uma luz vai brilhar.
Dessa luz Ele então surgirá
Se materializando ante os olhos Surpresos do mundo
Não se pode fugir dessa Luz
Dessa força chamada Jesus
Se procure, se encontre depressa
Ele está pra chegar
Pare pra pensar, Pense muito bem
Olhe que esse dia já vem

Ele está pra chegar - Roberto Carlos



segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

RA Suicidou!

Suicidou...
Todo mundo que vocês estão pensando aí..
Tiro no pé (suicidou) deram tiro no pé
Não vou nada bem...
Puta que pariu!!!!

Chatterton - Ana Carolina e seu Jorge


Na verdade é assim que me sinto.
RA, hein?
Essa palavra nem devia estar no meu vocabulário.

O final de semana chega e acaba com tudo.
Não estou comendo compulsivamente, mas também não evitei as besteiras.
Teve todos os vilões: Vinho, salgadinho, sorvete e uma tal de rabada (delicia).
Vou passas a andar com uma plaquinha na testa "Não me ofereçam comida, please".
Porque se me oferecer eu tô aceitando qualquer parada.
Não me pesei, mas nem precisa né. Tem coisas que são óbvias.
Mas não vou ficar aqui lamentando as minhas fraquezas, pois tem coisas boas demais nessa minha vida.


Renata você é uma fanfarrona...
Pede pra sair.



Casamento de sábado: Consegui um vestido mais ou menos.
O casamento atrasou 50 minutos pra começar. Acho isso uma falta de respeito com os convidados.
O meu casamento começou em ponto.
Acho ridículo esse negócio de ficar em pé, na porta da igreja igual besta, esperando sei lá o quê. A gente sai de casa todo arrumadinho, correndo pra chegar no horário e depois quase morre em cima de um saltão. Vixe, a paciência fica daquele jeito, mas eu não podia ir embora.

Mas, tirando os atrasos, o resto foi lindo.
O padre era ótimo, super divertido. Os músicos deram um show à parte.
A festa foi tudo de bom, mas não ficamos até muito tarde.

Meu sogro foi o pai da noiva. Mas a noiva não é minha cunhada.
Deixa eu explicar: É que a mãe da noiva nunca contou pra filha quem é o pai e ela convidou meu sogro pra entrar com ela na igreja, dançar a valsa etc.
Pode uma coisa dessas? Como assim não saber quem é o pai? Eu seria revoltadíssima.





Em Minas não é tradição ter bem-casados nos casamentos, mas nesse teve. Oba...


Graças a Deus acabaram as comprinhas de Natal.
Os presentinhos são simples, mas o meu marido faz questão de comprar presente pros irmãos,pais, avós e afilhada. Ele entra com o dinheiro eu com a mão-de-obra.
O décimo terceiro foi criado pra gente ter um Natal com mais fartura, então seguimos a risca, mas mesmo assim sempre sobra um pouco pra poupança. Bom demais esse negócio de décimo terceiro e Participação nos Lucros.

Como os meus pais são autônomos eu não sabia o que era isso. O Natal era sempre muito bom, mas apertado que só, já que de extra só tinham os gastos.



sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Boa Nova

A ra vai bem obrigada. Mais é claro que poderia ser melhor.
As caminhadas vão bem.
A compulsão está controlada.

Hoje o dia vai ser super corrido.
Compras de Natal e costureira.
Amanhã tem um casamento e as opcões de roupas estão super limitadas.
Se eu fosse magra, abriria o guarda roupa e pegava qualquer vestidinho.
Mas como não sou, fica complicado.
Depois que engordei, vestidos só em casamentos.
Se pudesse ia de calça Jeans mesmo.
Mas como em casamentos "não pode" vou ter que arrumar uma roupinha mais aparentável pra usar amanhã.

Ontem no Profissão Repórter falou sobre a seleção de modelos.
O que é aquilo Meu Deus.
Será que tem alguém que realmente acham aqueles esqueletos bonitos?
Pode crê que não é despeito da minha parte.
Mas "nem fudeno" que eu queria ser magrela daquele jeito.
Tenho certeza que homem não acha aquilo bonito e sexy.
É claro que não precisa ter essa pança enooorme, mas também ter só osso foge ao bom senso.
Mas que rostos e cabelos magnifícos, chego a ficar paralisada.
Fiquei lembrando que quando estava no primeiro ano do ensino médio pesava 51 quilos.
Achava horrível, queria ser cheinha pra usar calça Jeans justinha com aquelas blusas "segunda pele" que se usava na época. E minhas calças 38 ficavam caindo.
Aff... comia doce de leite com queijo pra engordar, queria ter a bunda grande.
Ai Jesus, quanta ingenuidade e burrice.
Agora tenho que ficar regulando comida.

Mudando de assunto...
Anoite está tendo novena de Natal, cada dia em uma casa.
Mas não é com meus visinhos. Minha sogra convidou alguns visinhos e algumas amigas dela.
Está comparecendo tres homens. Meu marido com o violão, meu sogro e o marido de uma das visinhas. Meu pai trabalha a noite meu irmão ainda tem aulas, senão acho qe participariam também.
Porque a maioria dos homens não participam das coisas da igreja?
Fica parecendo que só as mulheres acreditam em Deus...
Amanhã será atarde e aqui em casa.
Tem umas menininhas lindas. Quero que minhas filhas sejam lindas e bem cuidadas como estas meninas.

"Eu sou o Anjo Gabriel, venho em nome do Senhor
Darás a luz ao Salvador, serás a mãe do Emanuel"

"Ave Maria quanta alegria
O céu se encheu de luz, pois vai nascer Jesus..."

Trecho da Música Maria e o Anjo da banda Anjos de Resgate
(banda de música Católica de primeiríssima qualidade)


quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Natal

Acabou que no lugar da caminhada de ontem, teve shopping e jantar no restaurante que mais gosto (Trovatore, tem no Shopping Itaú e no Pátio Savassi). Corremos pra comprar uns presentinhos, já que amanhã começa a novena de Natal e aí lascou, ficamos sem tempo pra mais nada à noite.

Adoooro Natal. Gosto do clima de animação e alegria que toma conta das pessoas. Gosto da família reunida, do amigo oculto, das festas, dos presentes e da solidariedade (mesmo que seja só no Natal, é melhor do que nada).


Vou passar o Natal em Patos de Minas, na casa da vovó, como sempre. É tradição e não podemos faltar.

Era muito melhor até 2 anos atrás, quando vovô ainda estava entre nós e comandava o amigo oculto e a festança na casa dele. Agora vovó envelheceu 20 anos em apenas 2. Porque será que isso acontece? Acho que ela está ficando doente de tanta tristeza.

Ela recebe com frequência a visita de 14 filhos, 15 genros e noras, 37 netos, 5 bisnetos, mais os namorados (as) dos netos (uns 20), mais vizinhos, amigos dessa familia "pequena", irmãos, papagaio, cachorro etc e reclama de solidão. Diz que tá muito sozinha. Imagina só se realmente ela fosse sozinha...

Isso é a falta do vô, que não tomava banho todo dia, que reclamava das contas, que ficava regrando o dinheiro dela, que ficava fazendo cruzadinha e jogando paciência o dia todo, que pegava um pedaço de carne na panela escondido e ia beber uma pinga no bar do Zé, e que chamava a minha mãe pra beber cerveja com ele, e até pagava quando ela ia.

Ele que ficava horas e horas me mostrando seus joguinhos, suas coleções de chaveiro, moeda, cigarro e um monte de quinquilharias e eu amava tanto isso tudo.

Ai, que saudade dele.

O Natal agora fica faltando alguma coisa. Ficou um vazio...


Ficamos na casa dele nos seus últimos dias, e era tão lindo o carinho, o amor e a cumplicidade dos dois após cinquenta e tantos anos de casados.

Então eu e Fabricio decidimos que vamos ser assim "quando crescer"... (igualzinho a eles).


Então fico pensando na solidão da vó, não há mais nada que possamos fazer. Ela queria ele de volta, mas não tem jeito.

A nossa presença não substitui em nadinha a falta que ele faz.

Ai, nem ia falar sobre isso, mas fui lembrando de tanta coisa boa...

Uma de suas brincadeiras era pegar o baralho, ordenar as cartas direitinho e ir virando uma a uma, falando os versinhos rimados (decoradíssimos!) abaixo:


Num Domingo eu fui à missa cumprir com minha obrigação
Como eu não tinha um livro de reza, levei um baralho na mão.

Quando eu entrei na Igreja com aquele baralho levado
Notei que perto de mim havia um Sargento ajoelhado.

Me deu logo voz de prisão e disse que eu estava intimado
E então com a polícia, da Igreja eu saí escoltado.

Na rua por onde passava o povo ficava me olhando
Curioso pelo motivo que um baralho eu ia levando.

Quando chegamos na Delegacia, na presença do Doutor
Ele logo disse pra mim que eu era um pecador
Pois sabe-se que na Igreja não é lugar de jogador.

O Doutor olhou pra mim e começou a me interrogar:
“Se no baralho tem devoção, o senhor poderia me explicar?”
“Pois bem Doutor, eu vou cortar”

“É que quando eu corto um Ás, que tem uma pinta somente,
me lembro de Jesus Cristo, único Deus onipotente,
que quando chamo por Ele é certo que está presente.”

“Quando eu corto um 2, nessa hora lembro eu,
que em duas tábuas de pedra o Criador escreveu,
e que do meio de uma multidão Moisés apareceu.”

“Quando eu pego num 3, é sempre com muita sinceridade,
lembro das três pessoas da Santíssima Trindade,
que é Pai, Filho e Espírito Santo num só Deus de verdade.”

“Quando corto num 4, um quatro de paus cruzados,
me lembro que com quatro cravos Jesus foi cravejado,
e que derramou Seu Sangue Santo para nos salvar do pecado.”

“Quando corto num 5, aquele cinco de dor,
me lembro das cinco chagas que sofreu Nosso Senhor,
derramando Seu Sangue Santo pra salvar o pecador.”

“Quando pego um 6, me vem logo a recordação,
dos seis dias da semana da Divina Criação,
quando Deus fez o mundo sem nada por a mão”

“Quando corto um 7, é uma hora triste e amargurada,
me lembro dos sete passos daquela paixão sagrada,
das sete espadas de dor que Jesus foi machucado.”

“Quando corto num 8, que oito pintas contém,
me lembro que a Virgem nos pede a todos pra fazermos o bem,
pois fazer um pecado mortal, perdão na alma não tem.”

“Quando corto num 9, me traz sempre a recordação,
dos nove meses passados da Divina Encarnação,
que Jesus passou no ventre da Virgem da Conceição.”

“Quando corto num 10, deste número não posso esquecer,
dos Dez Mandamentos Sagrados pra gente obedecer,
que cumprindo os Dez Mandamentos a alma nunca vai se perder.”

“Quando corto numa DAMA (Q), me lembro da Virgem Maria,
ai se não fosse ela, o que de nós seria,
que é pra todos nós a eterna mãe da alegria,
pois foi a mãe de Jesus, com muita honra e harmonia.”

“Quando corto num REI (K), ainda vem sempre na memória,
que Jesus Cristo é o Divino Rei da Glória,
que nunca mediu esforços para alcançar a vitória.”

O Sargento viu que eu tinha razão, e veio mais uma vez a me interrogar,
Para saber porque motivo, eu deixara esse VALETE (J) sem cortar.

“Doutor, o VALETE (J) é uma carta ruim,
que eu nunca vi tão ruim assim,
que todo baralho que eu compro, no VALETE eu dou logo um fim,
pois parece com aquele Sargento que na Igreja deu parte de mim.”

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

McFlurry

Eu e Fabricio somos viciados em sorvete (+ ele que eu).
Quando fomos pra Londres tomávamos um sorvete MCFlurry de caramelo do Mc Donalds quase todos os dias.
Assim que chegamos das férias fomos procurar e pra nossa tristeza, não tinha desse sabor no Brasil.
Ficamos decepcionadíssimos.
Hoje, passeando no shoping, eis que vejo uma placa anunciando o novo sabor.
Comprei logo um pra experimentar. Não é igualzinho, mas é tão bom quanto.
O sorvete daqui, vem com as balinhas de caramelo menores e em maior quantidade, mas o sorvete e cobertura são as mesmas.

Meu Deus, como pode existir uma coisa tão boa assim.
Voltei pra casa toda feliz, tomara que todo mundo goste e que fique pra sempre no cardápio.
Mas... como estou em reeducação alimentar pro resto da vida, e o sorvetinho é bem carinho (5 reais um potinho), vou comprar só em dias especiais.
Experimentem e me digam se não é uma coisa de "comer rezando".
Ai Cristo, deve ter milhões de calorias. Acho que é melhor nem experimentar.


Esta foto do Fabricio foi tirada em Londres, em julho deste ano.
(Tiramos só pra mostrar pra galera o tão falado McFlurry de caramelo)





Mas, voltando ao assunto de gente magra, ontem o meu marido chegou um pouco mais cedo e foi fazer caminhada comigo. Adorei, ele ficou me incentivndo e até corri um pedacinho. Não sabia que era capaz de tal proeza. Hoje, se der, vai comigo denovo. Oba... um incentivo a mais.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Compulsão alimentar

Balanço do final de semana

quinta: Dia ligth sozinha
Jantar no Tradição da Roça (restaurante no quilo que adoooro)
Carne +salada + refri light + queijo assado + sorvete

Sexta: Dia light sozinha
Jantar: Reunião de 10 amigos aqui em casa, contando comigo e com o marido, pra colocar a fofoca em dia. Fiz 3 tortas de sal. (1 quente de frango com milho, 1 quente de linguiça e queijo, e 1 fria de frango, tipo sanduiche natural). Comí um pedaço de cada com com H2O.

Sábado: Dia: Churrasco da empresa que o marido trabalha. Comí normal, nem muito, nem pouco. Tomei uns 3 copos de cerveja e uns 2 de refrigerante normal e água. Atarde sorvete. Anoite coca com coxinha. Ou seja, pra conseguir emagrecer comendo isso, só por milagre de Deus.
Domingo: Almoço no restaurante Bianca (comida a quilo) com a famíla do Fabricio.
Tudo beleza, pela primeira na vida, comí menos que todos da mesa. Ponto pra mim. Atarde encontro na casa da minha tia Vanda. Comí uma manga, um pão francês com carne e uma taça de vinho.
Ou seja, de dieta aqui não tem nada, mas por outro lado, desde que comecei o blog não tive mais nenhuma crise de compulsão alimentar. E isso pra mim já uma vitória sim.
Pode parecer que estou me contentando com pouco, eu sei ...
Mas quem já passou por isso sabe do que estou falando.

Vou colocar um artigo sobre o assunto para quem não souber do que estou falando entender um pouco mais. Infelismente eu tenho certeza que tenho este trantorno. Me comporto (ou comportava) como está falando no artigo abaixo. Tenho um certo constrangimento em falar sobre isso. Mas se o blog é para me ajudar, tenho que falar né...




A compulsão alimentar é o ato de ingerir uma quantidade de alimentos significativa maior que a maioria das pessoas consumiria em um curto período de tempo. Geralmente as pessoas estão sozinhas e sentem-se deprimidas e culpadas depois do ato da compulsão alimentar, mas o indivíduo não provoca vômitos ou algum outro método purgativo.
Pessoas que beliscam pequenas quantidades de alimentos o dia todo, não se encaixam nesta categoria. A pessoa com compulsão alimentar alimenta-se em um período delimitado, chamado episódio de compulsão alimentar.
Muitas pessoas acham que tem compulsão alimentar por consumir doces em excesso, guloseimas, por desejarem consumir pão à noite, etc. Isto não é caracterizado como compulsão alimentar, ou transtorno compulsivo alimentar periódico.
“O tratamento deve acontecer com uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos e nutricionistas.”
Sentir vontade de comer 1 pedaço de torta de chocolate e até repetir este pedaço é um momento que todos tem o direito de fazer, de vez em quando, sem culpas, mas no comer compulsivo a pessoa não consome apenas isso, mas vários outros alimentos e em quantidades enormes, não mastiga direito, não sente o gosto do que está comendo, não consegue parar de comer, mesmo já estando saciada e em período pequeno de tempo.
Dentre os transtornos alimentares já existentes, como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, há uma nova categoria a ser definida, denominada TCAP (Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica).
Para o diagnóstico do TCAP são levados em conta os seguintes critérios:
1) Episódios recorrentes de compulsão alimentar. Um episódio de compulsão alimentar é caracterizado por ambos os seguintes critérios:- ingestão, em um período limitado de tempo (por exemplo, dentro de um período de duas horas), de uma quantidade de alimentos definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria em um período similar, sob circunstâncias similares;- um sentimento de falta de controle sobre o episódio (por exemplo, um sentimento de não conseguir parar ou controlar o que ou quanto se come).
2) Os episódios de compulsão alimentar estão associados a três (ou mais) dos seguintes critérios:- comer muito e mais rapidamente do que o normal;- comer até sentir-se incomodamente repleto;- comer grandes quantidades de alimentos, quando não está fisicamente faminto;- comer sozinho por embaraço devido à quantidade de alimentos que consome;- sentir repulsa por si mesmo, depressão ou demasiada culpa após comer excessivamente.
3) Episódios recorrentes de compulsão alimentar
4) A compulsão alimentar ocorre, pelo menos, dois dias por semana, durante seis meses.
5) Acentuada angústia relativa à compulsão alimentar.
6) Compulsão alimentar não está associada ao uso regular de comportamentos compensatórios inadequados (por exemplo, purgação, jejuns e exercícios excessivos), nem ocorre durante o curso de anorexia nervosa ou bulimia nervosa.
O comer compulsivo pode acarretar em conseqüências nada saudáveis, a principal é o sobrepeso e obesidade. Outras conseqüências seriam problemas gástricos devido ao grande consumo de alimentos ingeridos, além de comprometimento das relações interpessoais.
A pessoa que tem compulsão alimentar consome uma determinada quantidade de calorias em um dia, no dia seguinte come normalmente, no outro volta a ter episódio de compulsão alimentar, e esta oscilação poderá comprometer o metabolismo e favorecer o depósito de gordura.
O tratamento deve acontecer com uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos e nutricionistas.
Primeiramente, é importante fazer um trabalho de reeducação alimentar com o indivíduo, conscientizando da importância de comer adequadamente, tendo uma alimentação fracionada, além de tratamento com psicólogo e psiquiatra.
O psicólogo estará detectando os fatores psicológicos que podem estar favorecendo os episódios de compulsão alimentar. E se necessário o médico indicará a medicação correta.

Vou me esforçar ao máximo nesa semana.

Caminhada + salada - refrigerante - fritura = emagrecimento

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Tente outra vez

Ontem a r.a foi um verdadeiro desastre.
Teve feijão tropeiro com torresmo, ovo frito, batata frita, coca, sorvete.
Cruzes... só comida de gente gorda mesmo.
Acho que isso é porque eu pesei e não emagrecí nenhuma graminha.
Então já que não emagrece deveria esforçar mais e não encher a pança de engordativos.
A abestada aqui, vai e enfia a cara na comida. Ô cabeça ruim meu Deus. Aff...

Hoje acordei fazendo tudo certinho, mas desanimada que só.
Entrei em um blog e ví essa música do Raul que adoro e percebí que nem tudo está perdido.
Vou tentar outra vez e mais quantas vezes for necessário.
A letra serve pra tudo que anda estagnado na minha vida (faculdade, emprego, emagrecimento, auto estima, tudo, tudo).

Grande Raul... Muito doido véi...
Quando crescer quero ser igualzinho a ele...



Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vez

Beba (Beba)
Pois a água viva ainda tá na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada acabou, não, não, não

Tente
Levante a sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça aguenta se você parar
Não, não, não, não, não, não

Há uma voz que canta, há uma voz que dança
Há uma voz que gira
Bailando no ar

Queira (Queira)
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo
Vai, tente outra vez

Tente (Tente)

E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez

Fala Sério!

Lindo demais...

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Onde passar o Natal

Todo ano é essa novela. Demoramos um século pra decidir como fazer com as festas de final de ano.
Moramos em Contagem, minha famíla passa o Natal na casa da vovó em Patos de Minas, a famíla do marido em Lagoa da Prata, e como se não bastasse a minha cunhada casou e foi morar em Vitória – ES.
A minha tia chamou a gente pra passar o reveillon em Pontal do Ipiranga- ES e ficamos querendo ir também, porque é uma prainha muito da boa.
A minha sogra fez uma promessa e quer ir pagar em Aparecida do Norte – SP e nós estamos querendo ir há um tempão pra conhecer a cidade e o santuário e pra cumprir a promessa que avó do meu marido fez quando ele era pequeno e teve um problema de coração, mas que não conseguiu cumprir.
Nem se tivéssemos muito dinheiro não daria pra ir em tudo.

Então estamos tentando arrumar uma forma de agradar a todos da família e a nós (é claro).
Até no final da semana decidimos.



PS: Parece comigo, mas não sou loura.

Não gosto de pegar sol e nem gosto muito de praia. Gosto de ir por causa da viagem em si e das companhias.
Depois que engordei nunca mais vestí um biquini. Imagina só a situação:
“As pernas completamente brancas, quase transparentes e pra piorar estão aparecendo aqueles vasinhos. A barriga enoorme, celulite na bunda e por aí vai... "
Viche maria, ninguém merece ver isso em plena luz do dia.
Mas, se for pra paia, não vou está nem aí. Vou comprar um biquinão e vou embora.

Tá na chuva é pra se molhar.

Filmes do final de semana:
Babel
: Filme com brad Pitt. Uma turista americana é ferida de bala por uma criança que tinha ganhado um rifle do pai no Marrocos para aprender a caçar. A partir daí mostra-se como este fato pode afetar a vida de várias pessoas no mundo ao mesmo tempo. Os personagens não se relacionam diretamente e muitos fatos são narrados fora de sequência. Adorei, muito bom e emocionante. Mostra que estamos todos unidos de uma certa forma. Recomendo.

A rainha: Conta o que aconteceu nos bastidores da família real inglesa na primeira semana após a morte da princesa Diana e eleição de Tony Blair. O filme é muito bom e parece um documentário. Gostei muito, mas fiquei um pouco indignada quando a rainha chora a morte de um cervo (animal que parece um veado) e não demontra emoção nenhuma com a morte da antiga nora. Recomendo pra quem gosta de história.
Kkkkkk, até aí a gente vê que sogra não gosta mesmo de nora.

Fonte da vida: Nem entendí do que se trata. Tão ruim, mais tão ruim, que assistí só uns quinze minutos. Não recomendo pra ninguém.



segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Um pouco mais de Renata

Na adolescência tive um caderno com várias perguntas que passava para os amigos respoder.
Ficava horas lendo as repostas...
Hoje ví no blog da Nina e da Valentina esta brincadeira com as perguntas e respostas e quiz reponder também.


01- Que horas são? 23:21

02 - Nome? Renata

03 - Quantidade de velas no teu último bolo de aniversário? 27 (mas nem teve bolo)

04 - Furos nas orelhas? Sim

05 - Tatuagens? Não

06 - Piercing? Não

07 - Já foi à África? Não. Mas adoraria.

08 - Já ficou bêbado? Às vezes fico bem "alegre" e até gosto.

09 - Já chorou por alguém? Claro

10 - Já esteve envolvido em algum acidente de carro? Uma vez demos uma esbarrada, mas não foi nada sério. O pior é que foi com o carro do patrão do meu sogro.

11 - Peixe ou carne? Carne bem vermelha.

12 - Música preferida? Love Generation

13 - Metade cheio ou Metade vazio? Metade cheio, sempre...

14 - Lençóis de cama lisos ou estampados? Lisos

15 - Filme preferido? A corrente do bem e A espera de um milagre. Choro todas as vezes que assisto

16 - Flor(es)? Rosas

17 - Coca-Cola simples ou com gelo? Se não estiver estupidamente gelada, aí coloca gelo

18 - Uma frase? "Tudo posso naquele que me fortalece".

19 - Quem dos teus amigos vive mais longe? Meu lindo irmão mais velho que mora em Londres

20 - O melhor amigo? Jesus e meu marido

21 - Uma comida? Pizza e salgadinho de festa

22 - Quantas vezes você deixa tocar o telefone antes de atender? O mínimo possível, eu odeio barulho de telefone

23 - O que gostaria de ser? Rica

24 - CD preferido? Roupa Nova Acústico e todos do Anjos de Resgate (música católica)

25 - Mulher bonita? Angelina Jolie

26 - Homem bonito? George Clooney

27 - Pior sentimento do mundo? Egoísmo

28 - Melhor sentimento do mundo: Caridade

29 - O que uma pessoa deve ser para ficar com você? Sincera e companheira

30 - Qual o primeiro pensamento ao acordar? Tá mesmo na hora?

31 - Se pudesse ser outra pessoa, quem seria? Ninguém

32 - Algo que você nunca tira? Minha aliança.

33 - O que é que você tem debaixo da cama? Nada

34 - O que faz no domingo á noite? Missa, assito o finalzinho do fantástico e passo a camisa que o Fabricio vai vestir na segunda.

35 - Aquele que com certeza vai te responder?Não sei

36 - Quem gostaria que te respondesse? Todos

37 - Uma 2º frase: "Devagar e Sempre", "Muita calma nessa hora"

38 - Que dia é hoje? 03/12/2007.

39 - Qual livro você está lendo? Investimentos - Como administrar melhor seu dinheiro (Mauro Halfeld)

40 - Uma saudade: Do meu irmão Willer (sempre)

41 - Uma característica tua? Impaciência

42 - Quem você levaria para uma ilha deserta? O marido

43 - Doce ou salgado? Salgado.

44. Uma dificuldade? Concentração

45. Uma paixão? Meu marido denovo, rsrrss

46. Um livro? A biblia

47. Uma roupa? Blusas sem mangas

48. O que vc falaria com Deus se o o encontrar? Agradeceria mil vezes por ter nascido no Brasil e não nesses países que vivem na guerra e na pobreza

49. Um defeito? Falar demais

50. Uma virtude? Conversar com qualquer pessoa

51. Uma palavra? Amor

52. Uma tristeza? Não ser uma pessoa estudiosa. Queria ser CDF ao menos uma vez na vida

53. O futuro? A Deus pertence

54. Regime ou r.a? R.a

55. Um exercício? Caminhar

56. Quando vc se sente sexy? Quando estou bem cheirosa

57. Um sonho? Ter dois filhinhos (um menino e uma menina) e ter uma empresa

58. Um presente este ano? Viagem pra Londres

59. O que será 2009? Mais um recomeço

60. Uma promessa? Me esforçar mais para ser uma pessoa melhor

61. Uma lembrança boa? Meus avós

62. Seu maior medo? Perder as pessoas que eu amo

63. O que os outros dizem de vc? Vc a primeira impressão tem cara de metida, mas depois passa. Aff, odeio isso. Mas não consigo mudar a minha cara.

64. Remédio de cabeceira? Nenhum

65. Uma mania? Não sei, acho que ficar mexendo na unha

66. O que escreveria em sua lápide? Fui!

67. Seu maior desafio? Voltar a ser magra, estudar, arrumar um emprego... tantos...

68. Um lugar na terra? Minha casa

69. Memória mais querida? Avós

70. Sua idéia de felicidade? Ter dinheiro pra viajar sempre

domingo, 2 de dezembro de 2007

Resumo

Afff, depois te escrever um montão de coisas o computador "deu tilte" e eu perdí tudo.
Aném viu... Nem vou escrever denovo, perdí a paciência.

Resumão:
As aulas acabaram e só voltam em fevereiro.
Isso me deixa feliz da vida.
Não fui na festa de final de semestre da minha turma mais uma vez. Não me sinto à vontade nas festas da sala.
Tem uma galerinha muito chata e esnobe e, como não consigo e nem quero me enturmar com eles, saio com os amigos que realmente gosto de verdade, ou fico em casa mesmo.

Sexta saí com o maridão e me comportei mais ou menos na mesa. (Dei uma extrapolada)
Sábado fomos jantar na casa de um casal de amigos (Simone e Luis ). Tava tudo bom demais, mas acho que me comportei direitinho. A sobremesa passei pro Fabricio (marido), que adorou claro.
No domingo a parentada foi almoçar na casa da minha mãe e como eu fico ajudando na cozinha, na hora do almoço nem consigo comer muito. Mas tomei cerveja. Credo.
Eu evito a cerveja. Não compro mais pra minha casa e quando saio peço H2O, refri ligth ou suco.
Mas hoje no almoço eu vacilei.
Vamos ir jantar na casa de outro casal de amigos (Rodrigo e Flávia). Prometo que vou me comportar como uma dama.

Eu que não vou deixar de sair, de ir nos bares que gosto e na casa dos amigos por causa de dieta. Se é reeducação alimentar, tenho que aprender a me comportar em todos os lugares. E acho que estou conseguindo.
Fico feliz com isso.
Amanhã vou me pesar.
Antes de começar o blog tinha emagrecido dois quilos.
O meu medo é engordar esses dois míseros quilinhos no Natal.
Esse ano, depois de três anos seguidos, não vou engordar com as festas de Natal e Ano Novo.
Com fé em Deus que isso não vai acontecer
Vou colocar um marcador aqui, pra ir vendo a evolução.
Tô animada...